Beleza · Low Poo · Manual do Cabelo Perfeito

#Manual do Cabelo Perfeito – Low Poo e No Poo ~ Tudo o que você precisa saber

Oi meninas, como vocês estão?

Eu sempre fui muito curiosa, sempre pesquisei bastante e ultimamente tô numa vibe bem natureba.
Além disso eu também sempre curti uns produtinhos mais leves, nada que agrida muito o cabelo (lembram desse post?) e foi nessa que eu descobri as técnicas Low Poo e No Poo.

Como tem bastante coisa, resolvi criar uma série de posts sobre isso, que humildemente resolvi chamar de Manual do Cabelo Perfeito, hehe. Vou esclarecer tudo que eu puder ao longo dessa serie.

cabelo 80.gif

Eu tô fazendo a Low Poo e vou começar contando pra vocês como essa técnica funciona. Vamo lá:

O que é?

Low Poo em tradução livre significa “pouco shampoo“, e No Poo “sem shampoo“.

Mas isso não significa que seja só usar pouco ou nenhum shampoo.
Low e No Poo são técnicas de cuidados com os cabelos que priorizam a saúde dos fios, limitando e/ou proibindo o uso de alguns componentes agressivos aos cabelos.

Mas que componentes?

É o seguinte, todo mundo aqui sabe como a indústria funciona né? Eles não tão muuito preocupados com a nossa saúde e  procuram baratear o máximo a produção sem se preocupar muito com as consequências :/ #sobad

Os shampoos normais que a gente usa, possuem um componente chamado sulfato.
Esse é o responsável por promover uma limpeza intensa dos fios. Até aí ok, né?
O problema é que esse sulfato muitas vezes acaba limpando até demais e retirando toda a oleosidade do fio. Até aquela “gordura boa” que garante a umidade correta que os cabelos precisam para se manterem nutridos e saudáveis. Sabe quando você lava o cabelo e ele fica com aspecto embaraçado e você sente as cutículas abertas ainda no chuveiro? Então…

Por isso todo mundo sabe que depois do shampoo, não pode esquecer o condicionador, certo? Certo.
Só que é aí que vem a 2ª substância perigosa: os petrolatos.
Como o shampoo deixa o cabelo muito exposto, as marcas produzem condicionadores e cremes contendo petrolatos, que são substâncias derivadas do petróleo que criam uma película em volta do fio (que nos comerciais eles chamam de *capa protetora*).
Essa película forma uma barreira que mascara a real situação do cabelo. Por fora o fio é bonito, mas por dentro ele está doente e desnutrido, até porque, chega uma hora que anos e anos do acumulo dessa película, impedem que nutrientes realmente importantes consigam penetrar no interior do fio. 😦
Resultado: Não importa o que você faça, seu cabelo tem sempre um aspecto mais ou menos, as vezes pesado e com dificuldade de modelar. O cabelo não fica uma coisa nem outra e não tem jeito.

Só os shampoos com sulfato tem poder para remover os petrolatos e só os petrolatos conseguem mascarar o fio sem vida lavado com shampoo com sulfato. É um ciclo sem fim.

cute-hair

Nooossa, mas pq as empresas fazem isso??? Por quê é mais barato! Mais fácil e por que o cabelo fica “limpo” e “bonito” na hora. Eles não estão muitos preocupados com a saúde do cabelo a longo prazo.

Permitidos/Liberados e proibidos

Ainda bem que existem algumas marcas que se preocupam com isso e produzem shampoos, cremes e condicionadores que não possuem esses componentes na fórmula. É aí que vem os produtos proibidos e permitidos/liberados.

Nossa, mas como eu vou saber se tem sulfato ou petrolato no produto???

No começo é difícil mesmo, só da pra saber lendo o rótulo, que além de ser uma coisa super complexa de se ler, vem com muitas variações de nome. Sem falar que mesmo algumas marcas nacionais usam os nomes das substâncias em inglês.

Por isso eu fiz duas tabelinha com todas as variações dos componentes que você deve evitar. É bacana salvar essas tabelas no celular se você tiver interesse em seguir com o Low Poo, pra poder consultar sempre que houver necessidade.
sulfatos proibidos

petrolatos proibidos

Tá lendo o rótulo e encontrou um desses? Deixa na prateleira?
Não tem nada dái? Se joga!

Se você tem interesse em seguir a tecnica No Poo é preciso ainda evitar os silicones insolúveis, mas vou focar aqui na técnica Low pra facilitar, ok?)

Então, vamos seguir.

A rotina

A técnica Low poo é basicamente usar qualquer produto que não possua essas substâncias que eu mencionei acima.

É, facinho. Só isso mesmo…
A rotina é basicamente a mesma. Lavar com shampoo, hidratar, ou nutrir, usar condicionador, finalizar com o que você já usa habitualmente, SÓ QUE com produtos que sejam permitidos.

A técnica No poo é parecida, mas lembra que No Poo significa “sem shampoo”?
Então, é aí que entra o Co-Wash

Co-Wash

O Co-Wash é uma opção para as meninas que fazem Low Poo e rotina para as que fazem No Poo.

Co-Wash é uma técnica que utiliza o condicionador no lugar do shampoo. A rotina é a mesma do shampoo, só que no lugar do shampoo convencional, ou até mesmo do liberado para Low, é utilizado um condicionador na raiz dos cabelos. Tem que esfregar no couro cabeludo como se fosse shampoo, mas não vai fazer a mesma espuma, dããr, rs, e finalizar com o condicionador.

Massss não pode ser qualquer condicionador. Tem que ser um livre de silicones, já que não fazendo o uso do shampoo com sulfato, ele acumularia no cabelo deixando ele com uma aparência pesada e também porque somente os condicionadores livres de silicones promovem uma boa limpeza.

Aiin, mas o cabelo não fica fedido?

Não! Por incrível que pareça, o condicionar liberado também tem componentes que higienizam os fios, só que de forma mais sutil, sem agredir o cabelo.
Pode confiar, se seguir tudo direitinho, as técnicas só trazem benefícios.

giphy.gif

Mas então que produtos eu posso usar?

Produtos permitidos/liberados

Quando eu comecei a pesquisar sobre a técnica, imaginei que os produtos pra Low fossem super de difícil acesso, que fossem produtos caros, que só vendesse pela internet, imaginei a maior dificuldade da vida maaaaas amiga, NÃO É!

Tô falando sério, não é mesmo!

Para minha e sua surpresa, pode até ser que você já tenha vários produtos liberados aí na sua casa e nem saiba!

Esses são os produtos liberados para Low que eu uso no meu cabelinho:

c582189f-9bbd-413b-86ee-294cafd90bba

Eu descobri, por exemplo, que com exceção do shampoo, posso usar todos os produtos da aussie que eu já tinha em casa. São todos liberados para Low.

Descobri que existe um creminho multifuncional baratíssimo e que é o xodó das meninas, chamado yamasterol. Ele é usado para fazer a técnica do co-wash, e custa em torno de R$3,50 em qualquer perfumaria.

Descobri que a monange tem uns potões de hidratação que são maaara e que são liberados.

Eu também tô usando o shampoo Volumão, da Lola. Essa marca é super legal  e a maioria dos produtos são liberados, além de não testarem em animais.

Viu só! É muito mais simples do que a gente imagina deixar o cabelo saudável 😀

Aiiin mas eu não vou conseguir ler o rótulo, quero saber exatamente quais produtos eu posso usar MIM AJUDA, SOCORRRO??!
Tá bom, pra facilitar maais ainda, vou deixar aqui uma lista com uma relação de  T-O-D-O-S os produtos liberados pra técnica > PRODUTOS LIBERADOS PARA LOW POO.
Essa lista é constamente atualizada 🙂

Eu comecei a fazer a técnica a pouco tempo, então não vou postar antes e depois ainda. Mas existem milhares de antes e depois maaravilhosos pela internet a fora. O resultado é o melhor possível!

Olha alguns exemplos:

downloadVia: divadicas.com.br

before-after-2-586x349Via: belezadecreuza.com.br

thebeautydepartmentVia: istonaosaoextensoes.wordpress.com

images (1)Via: valetudobyjk.blogspot.com

Os fios ficam limpos, livres para respirar e absorver nutrientes e se tornam mais bonitos e alinhados.

É importante saber também que nada acontece de um dia para o outro. Quando você inicia o Low Poo ou No Poo, a aparência real do seu cabelo vem à tona, e só depois de muito cuidado, carinho e paciência eles se tornam cabelos REALMENTE bonitos e saudáveis.

Como eu faço pra começar?

Se você quiser começar a técnica, primeiro você precisa identificar os produtos liberados ou proibidos que você já tem em casa, vamos aproveitar ao máximo.
Você pode esperar o seu shampoo convencional acabar, ou doar pra alguém, ou usar pra lavar o banheiro… enfim. Acaba com ele, ou melhor… deixa só um pouquinho pra ultima lavagem.

Como o seu cabelo provavelmente possui vestígios de petrolatos nesse momento, você precisa fazer uma última lavagem com um shampoo COM SULFATO. Ele vai fazer aquela limpeza sinistrona pela ultima vez.
Na mesma lavagem, após usar o shampoo com sulfato, você lava mais uma vez o cabelo, dessa vez com o shampoo liberado pra técnica, e finaliza com o condicionador liberado. Pronto. Agora você já é uma adepta e pode passar a usar só os produtos liberados.

giphy (1).gif

É importante higienizar com água e detergente os seus pentes, escovas e presilhas. Tem que fazer isso uma ultima vez pra exterminar de vez os petrolatos da sua vida.

Bom migxs é isso. Espero ter conseguido resumir bem sobre o que é o Low Poo e No Poo. Se você se interessou, existe muitos material legal na internet com tudo sobre o assunto, além de grupos de discussão super interativos no facebook, onde as meninas se ajudam bastante.
Se quiser se juntar a nós, sinta-se a vontade.

O que você está esperando para tentar?

Anúncios

14 comentários em “#Manual do Cabelo Perfeito – Low Poo e No Poo ~ Tudo o que você precisa saber

  1. Esse alerta sobre os componentes que fazem mal ao cabelo é muito válido, por que geralmente a gente nem sequer lê os rótulos e quando lemos não entendemos os termos. Na verdade sua série deveria se chamar “Falando a verdade sobre as indústrias do cabelo”, muita coisa no seu post eu não sabia, aliás ele ficou ótimo, bem completo mesmo.
    Mas, não entendi como funciona o Co-Wash, sempre ouvi falar que o condicionador na raíz acaba provocando caspa ou deixa o couro cabeludo oleoso, então como poderia se fazer o Co- Wash se é aplicado o condicionador como shampoo? Será que não causa nenhum problema justamente por que é livre de silicone? E eu não sabia que condicionador limpa.
    Vou pegar os rótulos de shampoo e condicionador que tenho em casa e ver se eu acho alguns dos componentes proibidos, quero começar essa técnica Low Poo, realmente, com a sua explicação eu não achei difícil. Primeira vez que consegui entender sobre o Low Poo, toda vez que lia sobre o assunto eu não entendia nada.
    Parabéns pelo post.
    Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Leslie, adorei o comentário! Obrigada pelos elogios!
      Vamo lá. Realmente, “qualquer condicionador” na raiz faz mal pros cabelos, ja que os condicionadores normais possuem silicones e parabenos, que é um componente derivado do petróleo e responsável por deixar o cabelo “bonito”.
      Esse condicionador não pode ser usado na raiz pq ela ja é bem mais oleosa que o comprimento do fio, dai se usar condicionador na raiz o cabelo vai ficar super muito oleoso mesmo.
      Pra fazer co-wash vc só pode usar condicionador sem silicones e consequentemente sem parabenos e sulfatos. Eles são classificados como liberados só para No Poo. Tenta imaginar que a gente chama de condicionador pq ele TAMBEM condiciona, mas usando na raiz ele funciona como agente de limpeza, tipo um shampoo que não faz espuma. Esses condicionadores pra co-wash normalmente sao mais aguadinhos sabe.. Só usando mesmo pra sentir.
      É muuuuito importante saber que no co-wash é preciso massagear bem o couro cabeludo pra remover as sugeirinhas e que não vai fazer espuma.
      Ahhh, e sobre o nome do serie, é pq eu vou dar mais dicas de cuidadinhos com os cabelos dentro das técnicas 😁
      Beijo

      Curtir

  2. Menina, que post maravilhoso!
    Já tinha dado uma super pesquisada em produtos low, mas sempre tive muita preguiça de ler os rótulos. Seu post me deu uma super luz. Vou iniciar com essas dicas. Amei! mesmo!
    Bjão

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hahahaha mulher pode ser!
      Depois de anos e anos de muito prosuto normal, chega uma hora que nada mais dá jeito né!
      Tenta os shampoos sem sulfato e produtinhos liberados que é sucesso!

      Beijos e obrigadinha ♥

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s