Dicas · Inspiração

#Dicas – Como começar ou continuar indo à academia em 2016?

Começo de ano é assim: um desejo imenso de mudar os hábitos, renovar as energias, se tornar mais saudável, começar algo novo…  quem, como eu adora listas, não perde a oportunidade de aproveitar os primeiros dias do ano pra fazer suas resoluções.

No papel tudo parece fácil, mas quem já tentou colocar o projeto em prática e falhou, pode ter uma opinião diferente. Parece que nem sempre encontramos a tão falada ‘disposição’ para isso… Ou o tempo. Mas, veja, se você consegue fazer tantas tarefas ao longo do dia, por que ainda não consegue um tempinho pra você?

exercise_2016

Como eu já disse aqui (mas ainda devo um post sobre isso) eu fiz uma dieta/reeducação alimentar (esse 2º título, por minha conta), a DIETA DUKAN. Com ela eu perdi 12 quilos somente mudando meus hábitos alimentares, em 10 semanas. E atingi o meu peso “ideal” em novembro de 2015.

Desde então a minha desculpa para não iniciar uma rotina de exercícios eram as festas de fim de ano, as viagens de fim de ano, o recesso… enfim, o ano virou e agora não tem mais desculpa.

E pra continuar provando pra mim mesma que a minha força de vontade é maior do que eu imaginava, voltei pra academia essa semana! ~aplausos

Meu #projetoverão virou #projetopravida e por isso queria deixar umas dicas pra quem quer dar esse primeiro passo.
SPOILER: eu não sou uma musa fitness querendo dar lição de moral (muito longe disso) rs, só quero mostrar como dar o primeiro passo é fundamental. #SAIDAZONADECONFORTOMULHER!

Quer começar a se exercitar? qual é sua prioridade?

Costumo dizer que nós temos que ser mais fortes que a nossa melhor desculpa. “Aiin, mas eu trabalho, estudo e não tenho tempo“,”Não gosto de ficar suada, eca!“, “Não tem academia perto da minha casa“, “Odéééion musculação, chata.“… enfim, poderia ficar o dia todo aqui dando exemplos de desculpas que são usadas pra justificar não ir pra academia, ou até mesmo pra se alimentar mal (sério mesmo que alguém precisa de desculpa pra se alimentar mal? ¬¬).

Nós precisamos ser nossa prioridade!

Você precisa entender que no nosso querido universo, tudo que você faz, volta pra você. 

Nosso corpo é uma máquina perfeita e talz, mas ele precisa de um bom combustível e manutenção adequada pra ficar nos trinques. NÃO TÔ FALANDO DE SER MAGRA, tô falando de ser generoso com o corpo, e pensar que ingerindo só lixo e não saindo do lugar, o corpo sozinho não vai fazer milagres.

É impossível que uma pessoa não consiga 40 minutos para si mesma três ou quatro dias na semana. Impossível. E se você não fizer disso uma prioridade, é muito fácil que qualquer outra coisa entre na frente e se torne mais importante – desde coisas sérias como imprevistos e burocracias, até coisas banais, como, bem… preguiça.

exercise_girlsrunning

Se você anda contando essa mentira do ‘não tenho tempo’, talvez ainda não tenha chegado a hora de isso ser uma prioridade na sua vida. Talvez você precise ouvir o médico dar um ultimato, talvez tenha de surgir uma viagem ‘ecológica’ incrível com muita caminhada envolvida (e pouco condicionamento físico) ou talvez você apenas se olhe no espelho um dia e tenha vontade de ser diferente.

A questão é que, para dar certo, algo dentro de você precisa mudar. Exercitar-se é super legal, mas geralmente é legal mesmo quando acaba, não quando começa. Por isso, não é uma academia linda e caríssima que vai fazer você ter disciplina, é a sua força de vontade.

 

Quer continuar na atividade? então vá no seu ritmo!

exercise_flow

Uma coisa que acho que funciona é você tirar da sua cabeça que apenas por você pisar na academia, em 2 meses você verá algum resultado. Não é assim.
Primeiro que existe uma enorme diferença entre fazer os exercícios e FAZER OS EXERCÍCIOS!

Não adianta fazer os exercícios de qualquer forma, sem se preocupar muito com postura ou com a forma com que está executando. Não sou nenhuma bodybuillder, mas sei que exercício de musculação não é pra ser bom, não é pra ser bonito, você vai suar, provavelmente vai doer e você não vai sair da academia linda, maquiada e penteada.
Eu também acho que já que estou na academia, preciso otimizar esse tempo e fazer dele o mais proveitoso possível… já que estou lá, tenho que fazer bem feito!

Feito isso, tire umas fotos do seu antes para você acompanhar a tão querida evolução, mas assim… sem prazos loucos. Não me venha tirar foto todo dia querendo ver mudança. Acho que um intervalo mensal já é algo mais razoável rs.

giphy

Uma coisa que super funciona pra mim e fazer uma playlist legal. Isso me motiva muito!
Eu sou aquela sem amigos na academia rs, treino as 6 horas da manhã, então chego com meu foninho e treino. Por fora faço cara de mau, mas no meu fone ta tocando Anitta rs.

 

Isso realmente não é pra mim!

Existe a possibilidade de mesmo depois de tudo isso, você simplesmente não gostar de musculação. Normal, acontece. Mas é praticamente impossível que você não goste de nenhuma das formas de exercícios que já foram inventadas nesse mundo. Então sugiro que pense bem… será que você não gosta de pedalar? Ou dançar? Tem natação também! Ou você pode aproveitar pra fazer uma caminhada caprichada com o dog 🙂

Enfim, acho que quando a gente acha uma coisa que gosta, é bem mais fácil de fazer uma coisa durar.

E eu não to querendo ser chata gente, acho que todos deveriam se exercitar por uma simples e pura questão de saúde – encare como um remédio e se agradeça por ter começado quando a idade chegar. Sabe aquela coisa de “daqui 1 ano você vai se agradecer por ter começado hoje” então, não espere a próxima 2ª feira.

…E coma com o cérebro, não com os olhos!

exercise_diet

Uma coisa que eu aprendi é que comer besteira é bom. Mas comer besteira sempre, não.

Isso em todos os sentidos. Porque quando você come besteira todo dia, em todas as refeições, você acaba nem tendo a consciência que aquilo é besteira, acha que comer aquilo ou não comer, não vai fazer diferença. E a Luana das antigas cansou de comer uma barra de chocolate inteira “pra matar a sede”, ou ao invés de uma coxinha, pedir duas, apenas pela força do hábito.

Quando a gente prioriza alimentos saudáveis, e deixa as gordices pra de vez em quando, a gente come elas sem culpa, e passa a valorizar mais cada momento.

Pense mais sobre o que você ingere e decida em qual momento é melhor comer cada alimento. Esse é o melhor chocolate que você pode comer? Sério. Você sabe que amanhã vai sair com as suas amigas e vai no outback, você precisa mesmo comer esse chocolate todo hoje? Essa coxinha é realmente a mais gostosa do mundo, ou vai ser uma fritura decepcionante e com alto potencial de azia?  Não é papo de “dia do lixo”, afinal nenhum alimento é (ou deveria ser) lixo, é apenas uma questão de pesar o que, por quê e quando vale a pena.

Uma coisa que faço muito com relação à comida é falar não. Não pra mim e não para os outros. Não sei se todo mundo é assim, nesse caso eu sou 8 ou 80 por natureza. Eu penso que já que vou comer uma besteira, é bom que seja a melhor da minha vida. Se for pra comer uma coisa mais ou menos eu nem como! rs

E sério, isso faz muuita diferença, porque eu, por exemplo não gosto muito de doces (CHOOOOQUEM), acontece que eu amo chocolate. AMO/SOU mesmo! E só como doce com relação a chocolate. Então se alguém me aparecer com uma torta de limão maravilhosa, eu prefiro dizer “não, muito obrigada” do que comer uma coisa que eu nem amo.

Dica: permita-se extravagâncias quando você puder curtí-las 100%, vai ser muito mais gostoso! 😉

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4 comentários em “#Dicas – Como começar ou continuar indo à academia em 2016?

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